2 de out. de 2010


"Cinema Noir...ou...o Drama da Redenção"

Principais elementos e temáticas do Noir (parte I)


Investigados e vítimas são os elementos que, regra geral, compõem o filme Noir. Os investigadores, vão desde detectives particulares, policias, jornalistas e pessoas comuns. Estes são os protagonistas que mais se aproximam dos enredos clássicos de filmes de detectives.
O enredo de tais filmes é complexo, o investigador interroga uma série de testemunhas e suspeitos que vão traçando os caminhos do filme; o investigador perde-se em pistas falsas até chegar a uma conclusão surpreendente.

A vítima de modo geral é um homem que é acusado por um crime que não cometeu, e quando o comete tem motivações como: um lapso momentâneo; seduzido por uma mulher extremamente sensual que o convence a cometer um crime; por dificuldades financeiras ou porque está cansado da sua esposa. Este personagem é o anti-herói Noir, que acredita que a sua vida é uma partida que o destino lhe prega.

O tema mais comum é a saga de cariz dramático de um homem fácil de manipular, amargurado, ambicioso, que se envolve num crime graças às armadilhas de uma mulher gananciosa e interesseira que por ventura do destino foi colocada no seu caminho, a famosa femme-fatale.

O destino sempre lhe será adverso, mantendo-o numa situação angústiante, sem poder controlar o seu destino, desconhecendo as razões porque está a ser perseguido..."algum dia o destino ou alguma força misteriosa pode apontar-te o dedo, a ti ou a mim, sem um motivo para isso... Para qualquer lado que te vires, o destino estica a perna para te passar uma rasteira." - desabafa o protagonista do filme "Curvas do Destino".

Nenhum comentário: