24 de out. de 2010


"O Cinema Noir... ou...o Drama da Redenção"

Principais elementos e temáticas do Noir (parte II)


Todos os ambientes do film noir têm em comum os seguintes aspectos: decadentes, tristes e medonhos.
Para completar todo esse cenário de angustia e pesadelo, o film noir foge do happy end, comum nas demais produções hollywoodianas. O que predominava eram os heróis deprimidos, personagens contraditórios, envolvidos em situações perturbadoras.

A sensação de inquietude, de instabilidade que se encontra no ambiente, na vida do herói e nas demais acções dos personagens é transmitida para o espectador através de um recurso narrativo chamado de voz off. Este recurso é muito utilizado no noir e serve para narrar ao espectador acontecimentos passados, de modo pessoal. Este recurso é uma característica estratégica da narrativa noire.

Outro elemento do film noir é a exploração da profundidade de campo; da frente ao fundo o enquadramento é nítido. Isso acontece, segundo alguns autores, para que a interacção entre o homem e as forças representadas pelo ambiente noir fiquem claramente visíveis. Este tipo de composição da imagem, quebra as regras tradicionais, procurando fazer com que o espectador tenha a mesma sensação de desconforto que é sentida pelo protagonista.

3 comentários:

DiogoF. disse...

Estou a gostar muito deste "curso de Film Noir" x)

Zé alberto disse...

Diogo, este trabalho sobre o Cinema Noir foi um desafio mto estimulante que um colega do My One Thousand Movies me lançou, e embora eu estivesse às escuras - no aspecto teórico - sobre essa temática, desde logo me propus embarcar nesta "aventura".
Dei uma espreitadela ao teu blog, está muito interessante, muito completo, gostei de lá ver resenhas críticas sobre realizadores.

Abraço.

Anônimo disse...

Um belo trabalho, parabéns.