9 de set. de 2010


"O CINEMA NOIR ... ou... O DRAMA DA REDENÇÃO"

Parte IV

As Inspirações Noir (a Literatura)


A influência literária, dizem os manuais, vem das Pulp Magazines, revistas impressas em papel barato. A revista Black Mask é a grande inspiração, lá surgiu a escola hard-boiled de histórias de detectives, marcada pela presença de detectives durões que usavam mais os punhos do que o cérebro.

Estas revistas, cuja génese se dá nos principios do século, tiveram o seu apogeu entre 1920 e 1945. Eram revistas especializadas nos géneros: Western; histórias fantásticas; de guerra; de detectives, etc.

O género Noir era cultivado em histórias de crimes nas grandes cidades. O ambiente e a sensação que os seus enredos transmitiam (ao explorarem a psicologia das personagens) tornaram-se mais importantes do que a intriga.

O mundo Noir é dicotómico, de um lado temos o submundo com os seus crimes, violência e vício, e do outro temos o mundo "respeitável" da propriedade burguesa. Um mundo duplo no qual o herói é inserido, o que o deixa confuso sobre o que se passa ao seu redor e sem saber em quem confiar, pois aqueles com quem se envolve são mentirosos, corruptos, perversos, ameaçadores ou violentos.

Durante toda a narrativa o herói tem a sua inteligência e integridade testadas, o que o protege é a sua visão desconfiada acerca do que leva as pessoas a tomarem determinadas atitudes. Este herói esforça-se por pôr ordem no mundo Noir; isto está patente, por exemplo, na busca do controlo da sexualidade feminina que ameaçava os padrões da época.

Todos estes elementos encontrados na literatura Noir, tornam-se um prato apetecível para Hollywood.

Nenhum comentário: