22 de set. de 2010


"O Cinema Noir...ou...o Drama da Redenção"

As Inspirações Noir (o cinema expressionista alemão)

Parte VI

No campo do cinema, a mais relevante fonte de inspiração do filme Noir é o expressionismo alemão dos anos 20. Esta corrente estética desenvolveu um estilo visual que serviu para simbolizar, através da abstracção, da deformação, da estilização, dos dramas impregnados de morbidez e fatalismo, temas que agradavam aos alemães devido à sua forte tradição romântica.

"O signo expressionista - dizia Roger Cardinal - ressalta as experiências emocionais do artista sob formas excepcionalmente vigorosas."

As influências do expressionismo estão presentes no Noir, sobretudo nos seus personagens envolvidos por neuroses. Os ambientes escuros e as tramas obscuras, demenciais, são factores que contribuem para o desespero destes personagens, assim como as sequências de pesadelos, que fazem com que os filmes se tornem altamente subjectivos, a partir do momento em que mostram ao público parte do que se passa na mente do herói.

Fugindo da Segunda Guerra Mundial, muitos cineastas alemães emigraram para os EUA; falamos de Fritz Lang; Robert Siodmak; Billy Wilder; Otto Preminguer.
Estes directores encontraram aí um terreno fértil, dirigindo filmes de baixo orçamento, os chamados filmes série B que permitiam certo grau de inovação. Mas é no Noir que tais realizadores encontraram a possibilidade de experimentação e introdução de influências cinematográficas trazidas do seu país de origem para Hollywood.

Nenhum comentário: