14 de abr. de 2010

My one thousand theories - Manifesto editorial [em construção]

Quatorze de Abril de dois mil e dez

I
O My one thousand theories nasce filiado no blogue My one thousand movies, mina cinéfila da blogosfera, lugar de grandes obras da história do cinema, filmes raros, de culto, difíceis de encontrar, ficando-lhe desde já devedor de devoção.

II
Surge da vontade de debate em redor dos filmes disponibilizados e da sua relevância no panorama cinéfilo universal.

III
Pretende desenvolver-se sem barreiras, atento à produção actual, discutindo as vanguardas que vão assomando mundo fora. Mas acima de tudo deve obrigar-se a existir como um espaço com memória, reconhecendo o lugar de cada obra, a sua inserção e raiz histórica.

IV
A participação é aberta a todos os visitantes/utilizadores/comentadores, quer do My one thousand movies, quer do novo lugar que agora se inaugura, que a ela se predisponham

V
A participação não apresentará mais restrições que as do elementar do bom senso, devendo restringir-se ao tema Cinema. Assim, com maiúsculas.

VI
Como arte maior e integrativa, abrangente e apaixonante, não será desprezada nenhuma contribuição que, fundamentada, faça a ligação entre o Cinema e qualquer outra forma de intervenção.

VII
Como forma de agilizar um espaço que se pretende que tenha muitos contribuidores, qualquer um será livre de fundar séries ou rubricas, assim como continuar as já existentes.

VIII
Todos os contribuidores terão, não só o direito, como a obrigação, de afrontarem uma qualquer ideia apresentada por um qualquer outro contribuidor, sempre que a sua convicção seja contrária ao que foi escrito. Maior imperativo ainda serão os assentimentos apaixonados às talentosas teorias que aqui aparecerão.

IX
Sempre que algum contribuidor referir num texto um filme presente no My one thousand movies deve fazer um linque para esse mesmo filme. Atenção, não o linque para descarregar o filme mas o linque para o texto do My one thousand movies.


[Já tinha proposto este manifesto ao Chico e ao Murilo. Eles acharam boa ideia. A minha ideia é dar o pontapé de saída deste novo blogue, criando-lhe ao mesmo tempo, já desde o início, uma identidade. O Chico já criou o primeiro texto, agradou-me o simbolismo de ser o criador do blogue original a inaugurar esta sua extensão. Aqui fica agora a minha proposta. Façam uso da caixa de comentários para a decisão da sua continuidade aqui. Emendem-na, reescrevam-na.]

Nenhum comentário: