23 de abr. de 2010

Western - O género esquecido

E digo esquecido porque, ao contrário do Noir, ele não desapareceu totalmente. Aliás nesta decáda passada já houve Westerns fantásticos como Open Range (2003), 3:10 to Yuma(2007), Seraphim Falls (2006), The Proposition (2005), Appaloosa (2008) e o alucinante e pouco convencional Sukyaki Western Django (2007) mas em geral são de facto muito poucos. O género quase que desapareceu nos anos 80 onde aliás só conheço um que valha a pena mencionar, Silverado (1985), mas nem este é muito bom. Nos anos 90 já houve alguns sendo o mais notório Unforgiven (1992). Tombstone (1993) descreve-nos uma das mais conhecidas batalhas do velho Oeste (a de OK Corral) na perfeição, Quick and the Dead (1995) foi mal recebido mas eu até gostei bastante, Back to the Future 3 (1990) tem um lugar especial no meu coração quanto mais não seja por ser a conclusão da brilhante trilogia, Dead Man (1995) de Jim Jarmusch é em primeiro lugar um filme de Jarmusch mas ainda assim um western essencial dos anos 90. Recentemente surgiu um novo conceito, o de NeoWestern, o qual eu não percebo muito bem e que abrange vários géneros. Foi mais falado no ano de 2007 muito devido a There Will Be Blood (que deveria ter levado o Óscar...) e No Country for Old Men (que não deveria ter levado o Óscar...) mas inclui outros exemplos como Down in the Valley (2005), Dear Wendy (2005) a série de ficção cientifica Firefly ou mesmo Brokeback Mountain (2005). O melhor de todos estes NeoWesterns é The Three Burials of Melquiaes Estrada (2005) um filme irrepreensível com uma performance fantástica de Tommy Lee Jones. No entanto para mim Westerns serão sempre Cowboys e pistolas, Eastwoods e Waynes, e tenho realmente pena que o género esteja a desaparecer e se produzam tão poucos porque quando um Western é bem feito é sempre o género de filme que produz imagens mais bonitas e cinematografias mais espectaculares. Esta minha paixão acentuou-se após visita ao próprio velho Oeste onde tive o prazer de visitar os estudios de Old Tucson e a cidade de Tombstone onde ocorreram alguns dos mais conhecidos eventos e onde viveu muito cowboy the barba rija!

A título de curiosidade aqui ficam os que são para mim os 15 melhores Westerns de sempre:

Menções Honrosas (de filmes que ainda não foram falados em cima): Few Dollars More (65), A Fistful of Dollars (64), The Ox-Bow Incident (43), Dances with Wolves (90), Hud (63), My Darling Clementine (46), The Great Silence (68), She Wore a Yellow Ribbon (49), The Magnificent Seven (60), Stagecoach (39), Red River (48), The Gunfighter (50), Outlaw Josey Walles (76), Shane (77), Fort Apache (48), Bring Me the Head of Alfredo Garcia (74), Lone Star (96), Rio Grande (50), High Planes Drifter (73), The Great Train Robbery (1903), Red River (48), The Shootist (76)

15 - McCabe and Mrs Miller (71) - Dirigido por Robert Altman é talvez o filme mais difícil de ver nesta lista, principalmente devido ao péssimo som nos primeiros minutos, mas quem lhe der oportunidade vai encontrar um Western fenomenal com uma bela cinematografia em tons sépia, duas magníficas performances de Warren Beaty e Julie Christie e muitos toques Altmanianos. Talvez seja este o primeiro NeoWestern?

14 - Pat Garret and Billy the Kid (73) - Primeiro filme de Sam Peckinpah (terceiro melhor realizador de Westerns) nesta lista e o último grande Western que ele realizou, conta a história de um dos mais famosos mafiosos do velho Oeste. Essencial.

13 - The Wind (28) - O primeiro grande Western, realizado por Victor Sjostrom, não contém muitos dos toques que nós agora conhecemos como típicos do género, mas introduziu um dos mais importantes, o vento.

12 - Rio Bravo (59) - De longe o melhor dos filmes de Howard Hawks com John Wayne, está tudo dito.

11 - The Man Who Shot Liberty Vance (62) - Primeira parceria de John Ford (segundo melhor realizador de Westerns) com John Wayne a aparecer nesta lista. Conta também com a presença do sempre fantástico Jimmy Stewart e é o último grande filme de Ford.

10 - High Noon (52) - Realizado por Fred Zinnemann e com a participação de Gary Cooper e Grace Kelly. John Wayne não gostou e chamou-o de anti-Americano. O eterno cowboy desta vez estava meio errado. High Noon não é só Americano, as suas emoções são Universais.


09 - The Wild Bunch (69) - O melhor filme de Peckinpah. Extremamente violento, conta a história de um velho grupo de foras-da-lei que receavam que o velho e tradicional Oeste estava a desparecer. Peckinpah quase advinha o fim do género cinematográfico que tanto amava.


08 - The Treasure of Sierra Madre (48) - Realizado por John Huston e com a sempre fantástica presença de Humphrey Bogard é outro Western menos convencional que retrata a corrida ao Ouro.


07 - Butch Cassidy and the Sundance Kid (69) - Realizado por George Roy Hill é um dos melhores buddy-films jamáis feitos. O guião por William Goldman é dos melhores jamais escritos. A cinematografia uma das mais bonitas jamais projectadas. E as performances de Paul Newman e Robert Redford das mais icónicas que jamais habitaram o mundo dos filmes. Sem dúvida um dos melhores filmes de sempre.


06 - Unforgiven (92) - O tributo de Clint Eastwood ao género que o tornou conhecido.
É dedicado a Leone e Peckinpah e o filme do velho Clint transpira toques dos velhos mestres sendo ao mesmo tempo original. Uma carta de amor ao género.


05 - The Searchers (56) - Realizado por John Ford é considerado pela grande maioria das pessoas o melhor Western Americano de todos os tempos e é fácil e simples entender porquê: combina tudo o que há de melhor dos filmes com o eterno cowboy John Wayne. Uma obra prima, o melhor filme de Ford.


04 - Deadwood (04-07) - Não é um filme, é uma série de TV, mas tinha de estar incluído nesta lista pois é de longe o que melhor retrata o velho Oeste, talvez a único obra realmente verdadeira ao que se passou durante aquela altura. Com participações inesquecíveis, principalmente de Ian McShane, com mais "Fucks" que South Park e com uma direcção artística capaz de rivalizar qualquer filme. Criada por David Milch é a melhor série de sempre (sim melhor que Sopranos e the Wire) e uma viagem obrigatória para qualquer fã de Westerns que se preze.


03 - The Good, the Bad and the Ugly (66) - Realizado por Sergio Leone (o melhor realizador de Westerns de todos os tempos), é considerado pela maioria das pessoas o melhor Western de todos os tempos. Épico e com uma participação inesquécivel de Clint Eastwood contém todos os traços característicos do Spaguetti Western. Ainda mais impressionante é o facto dos outros dois filmes desta trilogia do Homem Sem Nome (a Fistful of Dollars e For a Few Dollars More) serem quase tão bons como o épilogo.


02 - The Assassination of Jesse James by the Coward Robert Ford (07) - Pode parecer estranho que eu coloque um filme tão recente e tão pouco conhecido no topo desta lista e à frente de todos estes clássicos mas é fácil perceber porque. Foi o único grande Western que eu vi no cinema e de facto não há nada como o grande ecrã. Tudo é perfeito neste filme, a música (de Nick Cave), a história, a beleza da cinematografia com aqueles close-ups como os de Leone e aqueles Long-shots das vastas planícies cobertas de neve, as silhoetas nas linhas do comboio... Conta também com actores excepcionais como Sam Rockwell e Brad Pitt no papel principal mas a verdadeira estrela do filme é Casey Affleck que nos oferece aquela que é de longe uma das melhores performances de sempre. A cena em que ele mata Jesse James é pura magía cinematográfica. Foi um crime ele ter perdido o Óscar para Javier Bardem e é um crime este filme não ser visto por mais pessoas. Realizado por Andrew Dominick, este não só é o melhor filme de 2007, é também um dos melhores filmes da década passada e um dos melhores de sempre.


01 - C'era una volta il West (68) - Que outro filme poderia estar no topo da lista que não este? É um épico de 3 horas que basicamente define o género. Todas as cenas são clássicos mas tomemos como exemplo o príncipio. Três homens esperam um comboio, nenhuma palavra é dita, apenas se ouve a monumental banda sonora de Enio Moriccone, a cinematografia das mais bonitas alguma vez projectadas. É obvio que estes três homens esperam algo ou alguém que vem naquele comboio mas ao contrário da maioria dos realizadores que saltariam logo para a chegada deste, Leone "perde" (ganha) tempo na espera oferencendo-nos um festim visual e auditivo como muito poucos... Quem precisa de palavras? As emoções estão todas lá. E é por isto que Leone é um dos poucos verdadeiros mestres do cinema, faz milagres com a sua camêra e é esta a verdadeira arte o cinema. Muitas vezes imitado (especialmente aqueles close-ups) mas nunca igualado nem superado, Once Upon a Time in the West, será para sempre o melhor Westen de todos os tempos.


5 comentários:

João Palhares disse...

Boa lista mas acho que faltam aí Fullers, Rays mas sobretudo o "Stars in My Crown" do Tourneur e o "Bend of the River" do Anthony Mann e há muitos Leones e poucos Hawks. Pessoalmente acho que não se fazem bons westerns desde o "Dead Man" do Jarmusch. Mas é assim, são listas e cada um tem a sua. A ter que fazer uma, ficava mais ou menos assim (sem ordem de preferência):

"My Darling Clementine", de John Ford
"Red River", de Howard Hawks
"Stars in My Crown", de Jacques Tourneur
"Bend of the River", de Anthony Mann
"Rancho Notorious", de Fritz Lang
"The Big Sky", de Howard Hawks
Johnny Guitar", de Nicholas Ray
"Bad Day at Black Rock", de John Sturges
"Run of the Arrow", de Samuel Fuller
"Rio Bravo", de Howard Hawks
"The Shooting", de Monte Hellman
"Once Upon a Time in The West", de Sergio Leone
"The Wild Bunch"; de Sam Peckinpah
"McCabe & Mrs. Miller", de Robert Altman
"Dead Man", de Jim Jarmusch

Frederico disse...

só inclui na lista os filmes que já vi... johny guitar nao achei nada de especial. red river e the shooting esqueci.me de incluir mas também só entravam nas menções honrosas.

Run of the Arrow, Rancho Notorious, Bend the River e Stars in my Crown nunca vi dai a sua não inclusão.

Quanto á preferência de Leone é propositada pois acho que ele era um realizador muito superior.

Sobre não gostares de Westerns mais recentes... deste uma oportunidade ao Assassination of Jesse James? ou a serie Deadwood? É que me parece impossivel que uma pessoa que goste de Westerns não goste pelo menos destes dois,..

Frederico disse...

quanto ao dead man vou alterar o texto para o incluir porque realmente foi falha minha

João Palhares disse...

Por acaso quero muito ver a "Deadwood". Ando a adiar há imenso tempo mas hei-de conferir nos tempos próximos... :)
Também não vi o "Jesse James" e quando digo que não há bons westerns falo mais de "Quick and the dead", "Mavericks" e coisas assim, mas (e agora me lembro) se o "Vampires" é considerado um western retiro o que disse. Digo é que o género está mais ou menos morto e estagnado em termos de (re)invenção e inovação desde o "Dead Man", que também "fundou" um novo sub-género, o "acid western", eheh

Anônimo disse...

Спасибо понравилось !